O Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFi), promove:

SeminárioEspírito de corpo e efeito de corpo: a refração das ordens e diretrizes governamentais no interior do BNDES.

Com: Elisa Klüge

Doutoranda em Sociologia na Universidade de São Paulo, tendo sido Visiting Research Student na University of California – Berkeley e na Université de Picardie Jules Verne

Data e hora:  11 de junho – 14:00

Local: Sala 04 – Depto de Engenharia de Produção UFSCar
Não será necessário inscrição.

Resumo: O espírito de corpo cultivado em uma instituição burocrática sólida está na origem da coesão, da cultura própria e do sentido de missão adquiridos por seus quadros. A capacidade da instituição para exercer forte efeito de corpo, ou seja, para imprimir suas orientações e resistir a ameaças externas é, por sua vez, proporcional a intensidade de seu espírito de corpo. Para analisar as continuidades e descontinuidades das políticas do BNDES, uma instituição burocrática com forte espírito de corpo, é preciso conhecer as orientações internas e as estratégias empregadas pelos funcionários da instituição na busca por autonomia e por poder para decidir. Deste modo torna-se possível observar o grau de refração das diretrizes e ordens governamentais provocado por seu efeito de corpo e avaliar o impacto da burocracia sobre a definição de suas ações.

divulga_o_elisa_p