Minicurso "Sociologia Econômica e das Finanças"

Minicurso “Sociologia Econômica e das Finanças”

 

O Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFi-UFSCar) convida a comunidade universitária a participar do minicurso “Sociologia Econômica e das Finanças”, a ser ofertado na XV Semana de Ciências Sociais da UFSCar, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2017 das 8h às 10h.

No primeiro dia do minicurso, 12/12/2017, será realizada a oficina “Aportes teóricos introdutórios à sociologia econômica e à noção de financeirização”, a ser ministrada pelas pesquisadoras do NESEFi Dra. Ana Carolina Bichoffe, Ma. Fernanda Soulé e Bruna Scanavachi, em local a ser confirmado.

Nesta oficina, os inscritos participarão ativamente em um exercício coletivo de reflexão, mediado pela Dra. Ana Carolina Bichoffe, Ma. Fernanda Soulé e Bruna Scanavachi, sobre a dimensão social das finanças no mundo contemporâneo. A proposta visa explorar o modo como a financeirização se faz presente, naturalizada, no cotidiano de nossas vidas, porém, pouco ou nada refletida quanto a seus domínios e efeitos práticos materiais e simbólicos. Assim, com base numa amostra do ferramental analítico empregado em muitos trabalhos e pesquisas do NESEFi, a equipe de pesquisadoras convida os participantes a experimentar e explorar, crítica e reflexivamente, possíveis usos das qualificações analíticas em exemplos e casos da vida cotidiana em que a dominação cultural das finanças se manifesta, explorando assim outros aspectos que vão além da dimensão estritamente econômica, já mineralizada no imaginário social coletivo. Nesse sentido, a oficina tem como focos principais: criar um espaço de discussão e reflexão sobre as relações entre as finanças e a vida cotidiana, a partir de uma aproximação inicial com as linguagens científicas que abordam e circundam o tema, e; possibilitar aos participantes a experiência de uma outra forma de socialização científica, prazenteira e ativa, baseada no trabalho coletivo de compartilhar aproximações e reflexões sobre esse fenômeno analiticamente sugestivo, a financeirização da vida cotidiana.

 

Para participar do minicurso, é necessário fazer a inscrição nesses dois links:
Local: AT1 ou AT8, a ser confirmado.