O Nesefi oferece, a alunos de graduação, pós-graduação e comunidade universitária, a Aciepe ‘A Financeirização da Economia: uma leitura a partir da Sociologia Econômica e das Finanças’ no segundo semestre de 2011.

O objetivo da atividade é discutir a formação de uma nova economia que se concentra  no que vem a ser o processo de financeirização mundial.  A partir das teorias da Sociologia Econômica e das Finanças pretende-se demonstrar a importância da análise sociológica do fenômeno da financeirização recorrente na sociedade atual.

A ACIEPE abrangerá temáticas que interligam teoria e prática como Estado, Intermediários Financeiros, Microfinanças, Crise Econômica, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Finanças Pessoais, para elucidar uma versão sociológica do processo de financeirização da economia. Com esta dinâmica, busca-se maior compreensão e desenvolvimento de uma análise crítica diferenciada de tais fenômenos econômicos.

Os temas abordados fazem parte de pesquisas que são desenvolvidas no Núcleo.

Perído da atividade:  23/08/2011 a 06/12/2011