O Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFi), promove:

SeminárioO espaço dos jornalistas da economia brasileiros.

Com: Antonio José Pedroso Neto
Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UFT.

Data e hora: 29 de Agosto às 10  horas

Local: DEP-UFSCar, sala 4
Não será necessário inscrição.

Resumo: O seminário apresenta uma objetivação do espaço dos jornalistas da economia brasileiros, com ênfase no processo de construção da análise de correspondências múltiplas (ACM) de 69 prosopografias de jornalistas atuantes durante 2011. São apresentadas as fontes de dados, as variáveis, suas categorias e o conteúdo correspondente. A análise demonstra que esse espaço é estruturado, fundamentalmente, a partir de princípios geracionais e que, atualmente, três gerações convivem. E, por fim, demonstra as características específicas de cada geração vis-à-vis outras.

Antonio Pedroso. Sociólogo. Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UFT. Mestre e doutor em ciências sociais pela UFSCar, com estágio de doutoramento na EHESS/Paris, e pós-doutorado no CEDEPLAR/FACE/UFMG. Desde 2009 é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Desde o mestrado, a partir das ferramentas teóricas e metodológicas das diversas “sociologias econômicas” (EUA/Europa), estuda organizações e agentes engajados em práticas econômicas — marketing de rede, privatização e mudanças organizacionais, microcrédito e mercado imobiliário. Desde 2009 desenvolve pesquisas sobre mídia e economia no Brasil — jornalismo econômico, jornalismo e crise financeira e, atualmente, jornalismo político e ações econômicas do governo (projeto atual da bolsa de produtividade). Eis algumas de suas principais publicações. Livros: A construção e a dinâmica do mercado em rede: o caso da Amway do Brasil (EDUFT, 2013); Sociologia Econômica e das finanças: um projeto em construção (EDUFSCar, 2009, org.). Artigos: A privatização de uma empresa: uma ação econômica enraizada nas relações sociais (Caderno CRH, 2012); A dinâmica do marketing de rede: relações sociais e expectativas de um novo estilo de vida (Horizontes Antropológicos, 2010). O espaço dos jornalistas da economia brasileiros: gerações, origem social e dinâmica profissional.(Revista Pós-Ciências Sociais, 2015 – no prelo).

Cartaz Pedroso