O Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFi), promove:

Palestra: Nação entre o Estado e o brand: problematizações sobre identidade nacional na globalização.

Com: Prof. Dr. Michel Nicolau Netto

Data e hora: Dia 30 de setembro – 10:00

Local: Auditório do PPGPol-UFSCar

Não será necessário inscrição.

RESUMO: A palestra se dedica a debater novas formas de associação entre Estado e nação em uma situação de globalização. Para tanto, será investigado um elemento dessas formas: a marca-nação. Torna-se hoje comum que governos representem espaços (cidades, países, estados) como marcas. Em uma análise feita a partir de pesquisa com formuladores da marca Brasil, trabalho de campo em feiras de turismo e observação participante na Copa do Mundo 2014, busco demonstrar que a marca-nação revela, em primeiro lugar, que a relação entre nação e Estado se desestabilizou. Isso significa que os símbolos mobilizados como nacionais se tornam hoje globalizados, disputados e apropriados por diversos agentes, em um processo no qual o Estado já não tem o controle. Ao mesmo tempo, a marca-nação revela que a nação se torna um valor na globalização, um recurso. Dessa forma, os Estados se inserem na luta pela associação com a nação. Quando o fazem, contudo, o fazem em um campo de novas regras, altamente marcadas pelo mercado e pela publicidade. A marca se torna, portanto, de um lado uma forma de reassociação entre Estado e nação; de outro, uma reassociação marcada pela lógica de mercado, o que modifica a própria noção de identidade nacional.

MINIBIOGRAFIA: Michel Nicolau Netto é Professor do Departamento Sociologia do IFCH/Unicamp e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH/Unicamp. Doutor em Sociologia pela Unicamp, com estágio de doutorado na Humboldt Universität de Berlim, tem pós-doutorado em Sociologia pela Unicamp, tendo sido visiting scholar no ILAS/Columbia University, em Nova Iorque, em 2014. É membro do Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas GEPRACC, PUC-SP, e líder do Grupo de Estudos em Pierre Bourdieu GEBU, Unicamp. É autor dos livros Música Brasileira e Identidade Nacional na Mundialização (2009) e O Discurso da Diversidade e a World Music (2014). Atua na área de Sociologia da Cultura, tendo como focos principais cultura popular, diversidade cultural, música, turismo, megaeventos esportivos e globalização.

Cartaz_Michel