O Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e o Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFi), convidam:

Palestra: “Decifra-me ou te devoro: o Brasil e a dominação financeira”.

Com: Prof. Dr. Roberto Grün

Professor titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador do NESEFi – Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças da UFSCar

Data e hora: Dia 19 de Maio – 14:00

Local: Sala 4 do Departamento de Engenharia de Produção

Não será necessário inscrição.

RESUMO: Trata-se de apresentar as linhas gerais do livro de mesmo título publicado recentemente pela Alameda Editorial. É uma proposta de entendimento das relações entre a sociedade brasileira contemporânea e sua esfera financeira. Tenta estabelecer duas cronologias, uma da história econômica propriamente dita e outra dos desenvolvimentos recentes, a partir da redemocratização de 1985 e o da aclimatação da ideia de “governança corporativa”. A partir desse nexo, explora o processo de subordinação das diversas esferas da sociedade brasileira ao desenvolvimento das finanças. Por fim, sugere uma pista para a eclosão da dinâmica dos escândalos políticos financeiros nos governos petistas e dos gaus de liberdade da “vontade política”  no mundo dominado pelas finanças, especificamente do trato da crise financeira do final da década passada.

MINIBIOGRAFIA: Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador do NESEFI – Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças da UFSCar. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (1976), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e estágio de complementação de doutoramento – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1989). Tem experiência na área de Sociologia, Engenharia de Produção e Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: governança corporativa, sociologia econômica, sociologia das finanças, conflitos culturais, escândalos, inovações organizacionais e sociologia do trabalho. Foi “Directeur de Recherches” na Maison des Scioences de l’Homme de Partis, “Directeur d’Etudes” na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris e “Joaquim Nabuco Chairman in Brazilian Studies” na Universidade de Stanford.

CARTAZ1_RGRÜN 19.05.16 CARTAZ2_RGRÜN 19.05.16